2 Regras Básicas para entender o que você está comendo

tabela_nutricional_?

2 Regras Básicas para entender o que você está comendo

Você sabe o que está comendo? Difíceis de ler, complicados de entender e muitas vezes ignorados, os rótulos nutricionais e as listas de ingredientes são nossos aliados nessa tarefa. Se aprendermos a decifrar pelo menos uma parte desse conteúdo, já estaremos fazendo um grande bem para para a saúde da família toda.

Quem sabe com o tempo, isso se torne uma prática comum e, mais importante, um critério para escolhermos o que levamos pra casa e o que oferecemos para nossas crianças.

Hoje vamos entender a lista de ingredientes, começando com 2 regrinhas básicas:

 

1. OS 3 PRIMEIROS INGREDIENTES SÃO OS MAIS IMPORTANTES

ingredientes_gelatina_ok

Os 3 primeiros ingredientes são o que você realmente está comendo, já que a lista é feita em ordem decrescente, proporcional à quantidade.

MAS TEM PEGADINHA!
Por exemplo, se o produto é descrito como ‘integral’ mas nos 3 primeiros ingredientes você lê ‘farinha de trigo’, é provável que a quantidade de ‘farinha de trigo integral’ seja, na verdade, mínima.

E fique atento ao açúcar! Normalmente o fabricante ‘dispersa’ a quantidade com diversos outros nomes distribuídos ao longo da lista (evitando assim que o açúcar esteja entre os 3 primeiros ingredientes). Procure por: frutose, dextrose, sucrose, açúcar invertido, glucose, xarope de milho, maltose e por aí vai!

Essa lista de ingredientes aí da foto é de uma gelatina de frutas para crianças. Note que não existe nenhuma menção à frutas… e, além de açúcar ser o primeiro ingrediente da lista, o produto ainda tem 4 tipos diferentes de adoçantes artificiais (que são mil vezes piores para a saúde do que açúcar!): aspartame, ciclamato de sódio, acesulfame de potássio e sacarina sódica. E a fruta? Se resume ao aromatizante e corante artificial.

 

2. SE VOCÊ NÃO CONSEGUE PRONUNCIAR O NOME DE ALGUM INGREDIENTE, MELHOR EVITÁ-LO


ingredientes becel

ESTÉRES DE POLIGLICEROL! Se o nome do ingrediente parece ter saído do laboratório de algum cientista maluco, acredite. E evite. Você provavelmente também não sabe que consequências pode ter para sua saúde e de seus filhos.

Se alguém ficou curioso, essa lista de ingredientes é de margarina (aquela que faz bem para o coração). E TODOS parecem saídos de um laboratório maluco porque na verdade saíram 😉
Aliás, manteiga é mil vezes melhor para a saúde da família toda.

 

Vamos tentar?
Faça o exercício e aplique as duas regrinhas nas listas de ingredientes abaixo.
Essa é de um daqueles bolinhos prontos, empacotados com personagens coloridos e atrativos para as crianças:

ingredientes_bolinho

 

E essa lista de ingredientes é de um iogurte para crianças:

ingredientes_petit

 

E pra terminar: sempre que possível, prefira alimentos que não precisem de rótulo 🙂

 

2 Comments
  • Kids & Kitchen | Dentro da minha lancheira tem…
    Posted at 14:33h, 30 January Reply

    […] Carboidratos Boas sugestões são: sanduichinhos de pão integral, pão pita, macarrãozinho, biscoitos de arroz… Dê preferência às versões integrais e limite as farinhas brancas. É bom também evitar bolinhos e biscoitos doces. Uma vez ou outra, se você tiver feito bolo em casa, por exemplo, manda um pedaço que está tudo bem, só não faça disso um hábito. Quanto aos bolinhos e biscoitos prontos, não se deixe enganar pelas versões ‘saudáveis’, ‘orgânicas’ e etc… elas ainda são cheias de açúcar e aditivos químicos. Fique atenta e leia o rótulo nutricional.  (Dicas pra entender o rótulo aqui) […]

  • Kids & Kitchen | CUIDADO: orgânico não quer dizer saudável!
    Posted at 11:50h, 06 February Reply

    […] regrinhas pra entender o rótulo nutricional e a lista de ingredientes? (Se você não viu, acesse aqui). Então, continua valendo! Quer […]

Post A Comment