8 dicas para aliviar os enjoos matinais

gravida_logo

8 dicas para aliviar os enjoos matinais

Metade das mulheres grávidas apresentam náuseas e vômitos no início da gravidez e 25% das restantes, apenas náuseas. Um dos grandes problemas é que enjoos matinais levam a um total desinteresse pela comida! E falta de comida leva à falta de nutrientes.

Quem é que consegue pensar em comer numa hora dessas? Eu me lembro bem do meu primeiro trimestre e dos meus enjoos… bolacha de água e sal (essa mesma que a gente tem no Brasil, que eu comprei em uma loja online na Alemanha!) com queijo branco era a única coisa que eu conseguia comer!

E quando o enjoo vem associado com vômitos, fica ainda pior! Vômitos constantes podem levar à desidratação e perda de nutrientes, já que os poucos nutrientes que conseguimos ingerir são eliminados antes de serem absorvidos.

Mas, com algumas medidas simples é possível diminuir o desconforto e ir em frente, bem nutrida, rumo ao segundo trimeste!

1. ESTÔMAGO VAZIO: NUNCA!
Tenha sempre algum snack saudável à mão e prefira fazer várias refeições pequenas durante o dia. E procure incluir uma fonte de proteína em cada refeição, estudos comprovam que refeições ricas em proteínas são mais eficazes contra os enjoos.

2. GENGIBRE
Esse foi um dos meus grandes aliados! Faça um chá com o gengibre ou coloque pedaços no chá de ervas e vá bebendo durante o dia. Alivia o enjoo e mantém a hidratação. Chá de hortelã é a combinação perfeita para o gengibre.

3. BEBIDAS GELADAS
Água, chá e sucos gelados e também blocos de gelo, para colocar na água ou chupar, como sorvete. Faça o gelo com fatias de limão e hortelã dentro, vai aromatizar a água e ajudar com o enjoo.

4. LIMONADA
Não precisa ser concentrada, uma limonada fraquinha mesmo, com os cubos de gelo com hortelã, por exemplo, já resolve.

5. COMIDA LÍQUIDA
Smoothies, sopas, iogurte com frutas batidas e até mesmo purê de ervilha, mandioquinha, batata doce… tudo isso vai te ajudar a repor os nutrientes perdidos.

6. COMER ANTES DE LEVANTAR
Isso mesmo, eu mantinha o meu pacote de bolachinhas no criado mudo. E um copo de chá de hortelã também. Ou pede pro seu maridinho te trazer uma torrada integral e um chá 🙂

7. NADA DE TEMPEROS FORTES
Procure evitar sabores (e cheiros!) fortes como alho, curry, peixe… você vai poder saboreá-los depois.

8. NADA DE GORDURA
Frituras, comidas preparadas com creme de leite, carnes gordas, pizza… nada disso! Toda essa gordura vai piorar o seu enjoo.

E descanso, muito descanso. Stress e corpo cansado vão fazer você se sentir pior.

IMPORTANTE! Se você não está conseguindo se alimentar, está perdendo peso e preocupada, procure o seu médico para orientações mais específicas.

No Comments

Post A Comment