Atenção futuro papai: o que você anda comendo?

Gravida_pb

Atenção futuro papai: o que você anda comendo?

Quando seu filho ainda é apenas um desejo, um sonho, uma vontade, você já é responsável pela saúde dele. E eu não estou falando só com as futuras mamães não, com os papais também!
No Brasil esse tema ainda não é muito difundido, mas em alguns países a nutrição pré-gravidez é utilizada inclusive como tratamento para casais que estão tendo dificuldades para engravidar.

Para as mamães, ter uma boa reserva de nutrientes e uma alimentação saudável antes de engravidar é algo que faz bastante sentido, já que o corpo vai ter que trabalhar um bocado para gerar e nutrir o bebê que vai nascer e vai precisar de todas essas reservas nutricionais.

Mas e o papai, o que tem a ver com isso?
Sendo bastante simplista, eu diria que um espermatozóide saudável tem mais chances de chegar até o óvulo e de contribuir na geração de um bebê saudável e sem problemas.

Mas vamos explicar isso melhor
Um nutriente fundamental para os futuros papais é o Zinco. O zinco é considerado vital e sua presença, ou ausência pode influenciar, inclusive, as chances de a gravidez acontecer. Níveis baixos de zinco no homem causam deformidades nos cromossomos do espermatozóide, o que pode levar a mulher à um aborto espontâneo.
E nesse período, quando o casal está tentando engravidar, as reservas de zinco devem ter atenção dobrada, pois boa parte se perde através da ejaculação.

Aumentar os níves de zinco é comprovadamente eficaz para melhorar a forma, função e qualidade do esperma, bem como diminuir a infertilidade masculina.

Mas não é só isso. Na fase inicial da gravidez  – as primeiras 4 semanas – ele é essencial para a divisão das células, síntese de DNA e metabolismo. Deficiências de zinco nessa fase tão importante podem levar a um bebê com deformidades congênitas, principlamente relacionadas ao sistema nervoso, e também retardar o seu crescimento.

E geralmente, quando tuso isso está acontecendo, a gente ainda nem sabe que está grávida!

E onde eu encontro zinco?
Ostras são consideradas uma das mais ricas fontes de zinco. Não é pra menos que têm a sua fama de serem afrodisíacas! Mas o zinco também é encontrado em carnes vermelhas, leite, queijo, iogurte, lentilhas, ervilhas, grãos integrais, nozes, sementes de abóbora e sésamo. E você sempre pode checar com seu médico pra ver se precisa tomar um suplemento.

Além do zinco, amino ácidos são importantes pois afetam a mobilidade do espermatozóide, e anti-oxidantes (vitamina C e E), pois são responsáveis por proteger o espermatozóide dos radicais livres que, em excesso podem causar danos no DNA e afetar a sua maturação. Fumantes tem que ter atenção especial para essa questão, já que o corpo produz mais radicais livres em consequência das toxinas encontradas na fumaça do cigarro.

Enfim… uma pessoa, homem ou mulher, saudável e nutricionalmente equilibrada tem muito mais chances de engravidar e gerar um bebê saudável do que uma pessoa com deficiências nutricionais.


Alimentar-se saudavelmente é o ponto de partida para preparar o corpo para essa tarefa tão importante

 

Foto: Ben Earwicker

 

No Comments

Post A Comment