Era uma vez… um doce muito doce

banana_logo

Era uma vez… um doce muito doce

Ontem quando dei uma olhada na fruteira e vi que tinha umas bananas já passando do ponto, pensei: domingo, friozinho… hummmm, que tal um bolo de banana quentinho, no estilo brasileiro, pra matar as saudades de casa?
E fui dar uma pesquisada em algumas receitas online pra ver qual seria o escolhido. Mas na verdade, minha pesquisa por receitas acabou me fazendo mudar de ideia. E eu te conto porque.

Sempre quando vou procurar receitas na internet eu olho primeiro as fotos, depois a receita (sou uma pessoa visual e se a comida não for bonita não me atrai! rsrsrs).
As fotos que vi eram todas muito parecidas: bananas douradas carameladas… dava quase pra sentir o cheiro! Vamos aos ingredientes. E desta vez eu os analisei não com os olhos de quem procura saber se tem tudo em casa, mas com olhos críticos de quem quer saber o que está comendo. E aí veio o choque!

Para o bolo de banana caramelada, 2 xícaras de açúcar para a massa e 2 para a calda.
4 XÍCARAS DE AÇÚCAR no total!
Cada xícara corresponde a 180gr. Isso quer dizer 720 gr de açúcar, quase 1kg!!  Ou 2.786 calorias vazias, desprovidas de quaisquer nutrientes!

bolo de banana caramelada

E aí comecei a pensar que aqui na Áustria temos muitos doces, mas eles não são tão doces como os doces brasileiros. Não se usa tanto açúcar na massa, não tem essa história de caramelar as coisas… e eles não usam leite condensado, aliás, muitos nem conhecem!
Decidi então fazer a minha busca em alemão. Encontrei esse bolo aí da foto de baixo, bem parecido com o nosso. E aí entendi: ele se chama ‘Bolo de Banana Brasileiro’ (Brasilianische Bananenkuche). E a quantidade de açúcar já estava mais nos padrões de cá: 2 xícaras no total.

bolo de banana brasileiro

Tirando esse, inspirado nas nossas receitas brasileiras, o mais parecido que encontrei foi um bolo de maçã, com a fruta no fundo da forma, feito nos mesmos princípios que o nosso bolo de banana. Mas nenhuma receita com a banana (ou maçã) caramelada no fundo. E, em relação ao açúcar, 1 xícara no total.

apfelkuchen

Contei essa história toda porque gostaria que você se habituasse a olhar as receitas com olhos críticos e a dizer não à certos hábitos e tradições. Será que precisa mesmo todo esse açúcar pra fazer um bolo gostoso?

Procure fazer suas experiências e reduza a quantidade de açúcar da receita. Seu paladar vai se acostumar e o dos seus filhos ainda está se formando. Eles não vão perceber nenhuma diferença ou achar ruim, porque não tem referência anterior para comparar.

E o que eu fiz com as minhas bananas? Um delicioso smoothie com leite de coco e semente de chia que a Lily adorou 🙂

 

Fontes:

http://www.receitaculo.com/receita/5582/

http://de.allrecipes.com/rezept/12352/brasilianischer-bananenkuchen.aspx

http://www.chefkoch.de/rezepte/1320781236888443/Gestuerzter-Apfelkuchen.html

2 Comments
  • Daniele lima da rocha
    Posted at 17:57h, 15 May Reply

    Minha sogra tem horror a açúcar (não adoça nem o café com leite!), e faz um bolo de banana que não leva muito açúcar (acho que nem leva…)!
    Ela usa as bananas prata já bem maduras, amassadas.
    Vou pegar a receita e posto aqui pra você.
    É uma delícia!

    • Monica Herzer-Mitteregger
      Posted at 11:57h, 16 May Reply

      As bananas bem maduras e tbem suco de maçã ou purê de maçã são ótimos substitutos para o açúcar. Vou aguardar sua receita! Obrigada!

Post A Comment