Mudando de Perspectiva

Prato_principal

Mudando de Perspectiva

Eu não sei você mas eu, sempre quando penso no que fazer pro almoço ou pro jantar, começo com: ‘que carne eu tenho no freezer?’

Bom, uma das minhas primeiras ‘dicas’ no curso de nutrição infantil foi: comece pelos legumes e verduras! O que você tem na geladeira? Como pode prepará-los?
Depois de decidir o seu ‘novo prato principal’ você pensa qual proteína vai combinar com ele e qual fonte de carboidrato vai completar a refeição. (Proteína não é só carne, peixe e frango, também é feijão, lentilha, ervilha, ovos… E carboidrato pode ser macarrão, arroz, batata, batata doce, quinoa, couscous marroquino…)

É uma mudança simples e está sendo um exercício interessante. No Brasil a carne sempre foi vista como prato principal, até como sinal de status. Hoje ela representa 14% das calorias diárias consumidas por um adulto, comparado com somente 6% nos anos 60. No mundo, a carne representa 9% do consumo calórico diário.
Existe inclusive uma iniciativa chamada ‘Meat Free Monday’ (algo tipo ‘Segunda sem Carne’), que tem como foco conscientizar as pessoas sobre os benefícios de se comer menos carne, para a própria saúde e também para a saúde do meio ambiente.

Experimente, mude de perspectiva, faça do seu acompanhamento o seu prato principal. Depois você me conta como foi 🙂

 

Fontes:

http://www.nationalgeographic.com/what-the-world-eats/

http://www.meatfreemondays.com/how-mfm-helps/

No Comments

Post A Comment