Precisando de uma ideia para o café da manhã?

Cafe da manha 2

Precisando de uma ideia para o café da manhã?

Aqui na Áustria se você for tomar café da manhã em algum lugar vai encontrar uma mesa com uma variedade de pães, manteiga, geléia, ovos, queijo, embutidos (muitos embutidos!) e suco de laranja. Até aí, nenhuma novidade. Mas eles também tem o hábito de servir tomates, pimentão, rabanete e pepino pra acompanhar.
(Não vou aqui mencionar a infinidade de doces à disposição EM TODAS as mesas porque esse é assunto pra outro post :-)).

E as crianças comem a mesma coisa e se habituam a comer vegetais crus como parte do café da manhã ou como snacks. Lily adora e desde bebê aprendeu a comer, inclusive pimentão, como se fosse maçã!

Ofereça para seus filhos! Eles não sabem que na cultura brasileira não se come pimentão ou rabanete no café da manhã. Talvez eles provem, talvez gostem e incorporem um novo – e saudável – hábito na rotina alimentar.

Na foto, você pode ver o que a Lily come no café da manhã: ovos mexidos (às vezes incremento um pouco e faço com espinafre), queijo, pão integral com hummus e tomate cereja (eles são mais docinhos, uma boa opção pra você tentar).

Como ela toma uma mamadeira com leite mais cedo (e não gosta de suco de frutas), pra acompanhar o café da manhã vamos de água!

PS: Recebi um comentário de uma amiga perguntando a respeito de frutas, ou suco de frutas, então já vou adicionar aqui a minha resposta.
No meu caso, como a Lily nunca foi de comer grandes quantidades, ela come a fruta mais tarde, como um snack antes do almoço. Mas se o seu filho tem mais apetite, pode sim servir uma fruta pra acompanhar, ou até um suco. Como o suco tem alta concentração de açúcar (mesmo a versão 100% fruta, sem adição de açúcar) você pode misturar com água, metade água e metade suco, já vai dar uma boa diluída. (mais informação à respeito no post sobre suco: http://www.kids-and-kitchen.com/sucos-de-frutas-do-bem-ou-nao/)

E você, o que serve para os seus filhos no café da manhã?

Cafe da manha 1

E esta é uma mesa de café da manhã em um hotel aqui na Áustria:

fruehstueck-hotel-binggl-56
http://www.binggl.com/fruehstueck-hotel-salzburg.html

4 Comments
  • Simone
    Posted at 15:52h, 02 December Reply

    Monica, fiquei intrigada com a água. Um suco de frutas não seria um complemento legal? E as frutas no café-da-manhã? Não fazem parte desse momento aí na Áustria? Bjs e sucesso com o blog!

    • Kids & Kitchen
      Posted at 16:48h, 02 December Reply

      Oi Simone! Quando ela toma café da manhã em casa (como foi o caso aí no post), geralmente ela come a fruta um pouco mais tarde. Como ela sempre comeu pequenas porções, esse pratão aí já é muito e ela não come mais nada! Quanto a água, ela não tem o hábito de tomar suco, pq a gente aqui em casa nunca toma. E ela acostumou com água ou chá (tipo camomila, hortelã).
      Mas eu acredito que meninos comem um pouco mais 🙂 e a fruta seria um complemento perfeito pra esse café da manhã. bjao e continue aparecendo!

  • Cristiane Zem Gerum
    Posted at 14:36h, 04 December Reply

    Oi Monica!
    Estou adorando seu blog! Tem muitas informações úteis. Parabéns!
    Meu filho de 7 anos come bastante no café da manhã. Normalmente são dois pães (tipo francesinho, lembra?). O primeiro com azeite de oliva, queijo minas, sal e pimenta. O segundo com requeijao e geléia. Depois ele toma um copo de leite gelado e está pronto pra ir à escola. Como eu não tinha o hábito, ele não come fruta no café da manhã. As frutas eu ofereço em outros momentos do dia. Aí percebo que ele as come com vontade, realmente saboreando, sem competir com outros alimentos. Desde pequeno, acostumei a cortar as frutas em cubos, espetando com palitos coloridos (o prato fica lindo) e sem falar nada, deixava ao seu alcance enquanto ele estava distraído brincando ou assistindo tv. Quando eu via, o prato estava vazio. Comecei a fazer isto antes dos dois anos de idade. E hoje, quando ao final do dia ele liga a tv pra assistir seu programa favorito, eu logo escuto “Mamãe, quero uma fruta!”
    Beijão Monica!

    • Kids & Kitchen
      Posted at 19:31h, 04 December Reply

      Que legal Cristiane! Bons hábitos perduram 🙂
      E obrigada pelos elogios! Espero que você continue gostando e achando útil.
      beijão!

Post A Comment