Receitinha: Desafio 40 Dias – Quibe de Quinoa

IMG_8017_featured

Receitinha: Desafio 40 Dias – Quibe de Quinoa

Eu sempre gostei muito de kibe, esfiha, arroz com lentilha e abobrinha e tantas outras gostosuras da cozinha libanesa que a gente encontra bastante no Brasil.
Por aqui ninguém conhece, mas eu sempre dei um jeito de continuar fazendo.

Essa semana decidi criar uma versão ‘turbinada’ do kibe assado: em vez de fazer com o bulgur (o trigo pra quibe), fiz com quinoa, e o recheio fiz com abobrinha e cebola.
Servi com uma saladinha de brócoli e virou uma refeição completa! Super proteínas, carboidratos e vegetais.

Aliás, se você ou alguém da família for celíaco e tiver problemas com o glúten, essa é uma ótima opção já que a quinoa não contém glúten.

A Lily nunca tinha experimentado nada parecido e aprovou! Aliás, adorou a palavra ‘quinoa’ e falou que dentro do brócoli também tinha quinoa 😉

Vamos lá?

QUIBE DE QUINOA ASSADO E RECHEADO COM ABOBRINHA

 

Você vai precisar:

– 1/2 kg de carne moída magra
– 100 gr de Quinoa seca
– sal e pimenta à gosto
– hortelã à gosto
– 1 pitada de canela moída
– 1 pitada de noz moscada
– 1/2 pitada de cravo moído
– 1 abobrinha cortada em fatias finas
– 2 cebolas pequenas cortadas em fatias finas

(Por aqui não se encontra a ‘pimenta síria’ comumente usada para temperar o quibe. Fui pesquisar os ingredientes e vi que, na verdade, a pimenta síria é uma mistura de temperos – listados acima nos ingredientes. Se você tiver e quiser usar a pimenta síria pronta, fique à vontade!)

Para preparar:

Coloque a Quinoa para cozinhar. A que eu usei era um mix de bulgur com quinoa (como você pode ver aí na foto, mais ou menos 80% de quinoa pra 20% de bulgur) e o tempo de cozimento estava na embalagem, foram 10 minutos.

IMG_8013_logo

Em uma tigela, misture a carne moída, os temperos e a quinoa cozida.
Em uma frigideira, doure a cebola com azeite de oliva, acrescente as fatias de abobriha e refogue. Não precisa muito tempo porque elas ainda vão ao forno.

IMG_8014_logo

Em uma assadeira untada com azeite de oliva, coloque metade da mistura de carne moída e aperte bem, formando uma superfície lisa. Coloque a abobrinha refogada e cubra com a outra metade da carne moída.

IMG_8015_logo

Leve ao forno a 180 graus por aproximadamente 45 minutos.

Prontinho! Bom apetite 🙂

 

 

Tags:
, ,
No Comments

Post A Comment