Receitinha: pão integral com sementes e alecrim

04_paoFeatured

Receitinha: pão integral com sementes e alecrim

Hmmmmm…. pão quentinho e crocante, quem não gosta?! 100% farinha de trigo integral, incrementeado com semente de abóbora, de girassol e linhaça e aromatizado com alecrim fresco. Precisa mais?

Para colocar na lancheira ou para o lanche/jantar das crianças é perfeito. Por aqui temos feito um ‘jantar’ estilo mediterrâneo (nome chique né?! rsrsrs), com pão integral servido com azeite de oliva extra virgem, acompanhado de tomates, azeitonas, pimentão, rabanete e pepino, tudo fresquinho e crocante!

Pão integral com sementes e alecrim

 

Você vai precisar:

– 500 gr de farinha de trigo integral
– 320 ml de água morna
– 20 gr de fermento fresco (aqueles tabletinhos)
– 1 colher de café de açúcar mascavo
– 1 colher de chá de sal marinho
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– semente de linhaça, abóbora e girassol
– alecrim fresco

02_alecrim_linhaça

Para preparar:

Em um recepiente apropriado, misture a água morna, o açúcar, o fermento e o azeite de oliva. Misture tudo até que o fermento esteja incorporado com a água.

Em uma tigela, misture o alecrim picado grosso, a farinha, o sal e as sementes. Eu usei um ‘socador’ para quebrar e amassar um pouco as sementes e liberar mais os aromas e sabores.

01_sementes

Faça um buraco no centro e acrescente a mistura líquida. Misture tudo com uma colher de pau e depois, com as mãos, amasse até obter uma massa homogênea.

Cubra com um pano de deixe descansar até dobrar de volume. Pode demorar um pouco mais do que o normal para crescer porque a massa com a farinha integral é mais pesada e também vai depender da tempertura ambiente.

Amasse novamente e coloque em uma forma untada com azeite de oliva. Leve novamente para crescer até que, quando você apertar o dedo na massa, o buraco não volte.

Asse em forno médio (180 graus) até que esteja dourado. O ideal, quando você tirar do forno, é que a casca esteja crocante e dura e você ouça um barulho oco quando bater.

Prontinho! Agora é só chamar a família toda, acrescentar alguns complementos coloridos e se deliciar 🙂

03_pao_logo

No Comments

Post A Comment