Sazonalidade: porque consumir alimentos da época

mamao_logo

Sazonalidade: porque consumir alimentos da época

Uma das coisas que me chamou a atenção logo que mudei pra Áustria foi o fato de não termos tudo o tempo todo.

Explico: as pessoas respeitam a sazonalidade dos alimentos e os aproveitam ao máximo quando estão disponíveis.

Por exemplo, quando é época de frutas de caroço como pêssego, ameixas e damascos, as feiras ficam cheias deles! E os supermercados anunciam suas promoções: vidros, ingredientes e acessórios para as pessoas prepararem as suas geléias e compotas afinal, logo logo elas não estarão mais disponíveis e todos precisam achar um jeito de continuar a aproveitá-las durante o ano todo.

E a gente sempre ganha aqueles vidrinhos de geléia, delicadamente decorados, dos vizinhos e parentes 🙂
marille

Com o tempo, a gente acostuma e aprende a aproveitar cada alimento na sua época e a usufruir de mais saúde, mais sabor e melhor preço.

A Safra obedece aos Ciclos da Natureza
Para se produzir alimentos fora da sua época, o produtor precisa de recursos extras: mais trabalho, mão de obra, agrotóxicos, pesticidas e adubos. Isso tudo implica em aumento do custo de produção e, lógico, do preço final que você vai pagar no supermercado. Você sabia que uma manga produzida fora de época pode custar até 500% a mais do que o seu preço normal?
Sem contar que essa produção fora de época também está esgotando os recursos naturais da terra e afetando o curso da natureza.

Agrotóxicos no Brasil
Já falamos disso por aqui antes, mas eu repito: o uso de agrotóxicos no Brasil é alarmante! Em 2010, foi usado 1 milhão de toneladas de agrotóxicos em lavouras do país. Ou seja, 5 kg por brasileiro.

A ANVISA preparou essa lista com os alimentos que tem o maior índice de contaminação.
(Se você quiser saber mais, o relatório completo e matérias sobre o assunto estão lá no final do post.)

agro

Se você puder, prefira alimentos orgânicos. Eu sei que eles são muito mais caros, mas talvez eles sejam uma opção, pelo menos para substituir os primeiros colocados dessa lista. Se alimentos orgânicos estão fora do seu orçamento, procure respeitar a sazonalidade. Acredite, já vai ajudar bastante!

Enfim, alimentos da época são mais baratos, tem menos chances de estarem cheios de agrotóxicos e são mais saborosos.
Quer saber quais os alimentos estão na época? Confira a nossa lista!

FRUTAS – JANEIRO E FEVEREIRO

Janeiro: Abacate, Abacaxi Havaí, Carambola, Cupuaçu, Figo, Goiaba, Graviola, Jaca, Laranja Pera, Lichia, Limão Tahiti, Mamão Formosa, Mamão Doce, Marmelo e Sapoti.
Fevereiro: Abacate, Ameixa, Carambola, Figo, Pinha, Goiaba, Laranja Pera, Limão Tahiti, Maçã Gala, Mamão Formosa, Manga Palmer, Melancia, Pera Nacional, Pêssego, Seriguela e Uva Rubi.

LEGUMES E VERDURAS – JANEIRO E FEVEREIRO

Janeiro: Abobrinha Brasileira, Beringela Japonesa, Beterraba, Jiló, Pimenta Cambuci, Pimentão Verde, Quiabo, Tomate, Alface, Salsa e Cebola.
Fevereiro: Abóbora D’água, Abóbora Seca, Abobrinha Brasileira, Beringela Japonesa, Beterraba, Pimenta Cambuci, Pimenta Vermelha, Quiabo, Tomate, Alface, Cebola e Chicória.

 

 

Fontes e referências:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu+-+noticias+anos/2013+noticias/relatorio+da+anvisa+indica+residuo+de+agrotoxico+acima+do+permitido
http://cupeid.com/lista-da-anvisa-dos-alimentos-com-maior-nivel-de-contaminacao/
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/anvisa-aponta-13-alimentos-que-pecam-no-uso-de-agrotoxicos
http://www.ceagesp.gov.br/produtos/epoca/produtos_epoca.pdf
Foto: Getty Images

2 Comments

Post A Comment