Sobre

família!

SOBRE MIM

Eu sou a Monica, nascida em Piratuba – Santa Catarina, paulista de coração, hoje moro na Áustria. Sou casada com o Oliver, um Austríaco e nós temos uma filha, a Lily, que nasceu em Setembro de 2012. Nós moramos em Graz, a segunda maior cidade da Áustria depois de Viena. A ‘maior’ cidade significa um pouco mais de 300.000 habitantes. Ou seja, uma cidade pequena para quem veio de São Paulo.

A minha vida aqui trouxe de volta muitas das minhas memórias de infância: nascida em uma cidade pequena, em uma família de descendentes de alemães, com a avó sempre presente… enfim, tudo muito parecido com as coisas por aqui.

Hoje, me vejo fazendo com minha filha coisas que minhas avós faziam. Coisas simples, hábitos simples, brincadeiras lúdicas e muitas histórias envolvendo comida e cozinha.

Moro em Graz há pouco mais de 5 anos e, nesse tempo, também mudei muito como pessoa. Tanto que, depois de mais de 15 anos trabalhando em publicidade, resolvi mudar de ares. Minha paixão pela minha filha, pela cozinha e pelas panelas me levaram para o mundo da Nutrição Infantil.

E como eu sou ‘cdf’ mesmo, voltei a estudar. Muita pesquisa, leitura, experiências, cursos curtos, cursos longos e cá estou, ainda muita coisa pra aprender, mas pronta pra começar a dividir com vocês um pouco da minha jornada.

 

SOBRE O BLOG

Muito mais do que uma fonte de informação sobre nutrição infantil, espero que o blog possa trazer inspiração para fomentar essa relação entre mãe e filho. Espero poder ajudar a criar momentos e memórias em torno da família, da cozinha e da comida.
O que você vai encontrar por aqui: informações sobre os alimentos, receitinhas simples e nutritivas (são mesmo receitINHAS, ou se você preferir, ideias para cozinhar, sem pretensão de fazer ninguém virar chef!), histórias e hábitos de uma cultura diferente da sua, dicas que vão facilitar a sua vida e, muito em breve, uma linha de produtos e brinquedos educativos que vão te ajudar a desenvolver hábitos alimentares saudáveis para a família toda.

No fim, você vai ver que é possível criar novos hábitos (ou resgatar antigos, da época da sua avó), se alimentar saudavelmente e até transformar uma ida à feira em um passei divertido. E, de brinde, vai transformar pra sempre a relação dos seus filhos com a comida!

 

O QUE EU ANDO LENDO E FAZENDO

Cursos:

‘Child Nutrition and Cooking’ – Stanford University – USA

‘Food allergies and Intolerances – Separating Fact from Fiction’ – Vanderbilt University – USA

‘What’s a Healthy Diet? A Balancing Act’ – Vanderbilt University – USA

‘Nutrition Labeling – Facts, Claims and Changes’ – Vanderbilt University – USA

‘Children Nutrition’ – Health Academy – Australia

Livros:

The Family Dinner – Lauren David

Food Rules – Michel Pollan

The Encyclopaedia of Healing Foods – Murray and Pizzorno

Overview of Nutrition, The Merck Manual, 2010-2011