Sucos de Frutas: do bem ou não?

orange juice

Sucos de Frutas: do bem ou não?

Estava aqui lendo sobre essa história do Sucos do Bem e pensando o que eu acho a respeito. Na verdade, não vou entrar na polêmica sobre storytelling, branding e publicidade, só vou dizer o seguinte:

ESQUECE DO SUCO E DÊ PRO SEU FILHO UMA FRUTA DE VERDADE!.

É docinho? Seu filho gosta e está acostumado? O suquinho é prático pra colocar na lancheira? Lógico que é, mas lavar uma maçã e colocar na lancheira com uma garrafinha de água também é.

Pensa comigo: o que a fruta oferece, nutricionalmente falando? Vitaminas e minerais (chamados micronutrientes) e carboidratos (carboidratos nas frutas são açúcares e fibras). Se o suco for consumido logo após o seu preparo não vai perder as vitaminas e minerais. Os açúcares também continuam lá. Já as fibras, super importantes para o bom funcionamento do intestino e também para desacelerar a absorção do açúcar pelo organismo, são perdidas no processo, pois estão concentradas na polpa e na casca.

nutritional-information-of-a-carton-and-oranges

Vamos fazer umas contas? É dito que 1 litro de suco de laranja (100% fruta) é feito com 17 laranjas! Bom né? Nem tanto… se você der pro seu filho um copo de 240ml de suco, significa que ele consumiu aproximadamente 4 laranjas e 22gr de açúcar. Mas ficou sem as fibras, tão importantes para o organismo. A recomendação diária de frutas para crianças de 1 a 3 anos é 4, e para crianças em idade pré-escolar e escolar é 3. E a quantidade de açúcar é de 14gr por dia, para ambas as idades. Ou seja, você já ultrapassou a quantidade de açúcar máxima recomendada por dia e jogou fora as fibras.

E você sabia que um copo de 200 ml de suco de laranja contém a mesma quantidade de açúcar que um copo de refrigerante? Lógico que o suco ainda é melhor do que o refrigerante, porque possui todos os micronutrientes que nem passam perto da composição do refrigerante.

Então, ainda está em dúvida sobre o que colocar na lancheira do seu filho? Ainda acha que o suquinho vai matar a sede melhor do que água?

 

 

 

 

No Comments

Post A Comment