Um Arco-íris de Nutrientes

Edible Rainbow

Um Arco-íris de Nutrientes

Variedade e cor, muita cor!
Esse é um dos segredos de um pratinho saudável e divertido.

Cada cor tem diferentes nutrientes, dá uma olhada:

vermelho_ok

Alimentos de cor vermelha são ricos em licopeno, que é uma substância antioxidante, ou seja, combate a oxidação (danos nas células) dentro do organismo e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Esse nutriente nos protege contra contra o câncer e melhora a saúde do nosso coração. Os alimentos vermelhos contêm ainda antocianina, que estimula a circulação sanguínea.

 

laranja_ok

Alimentos da cor laranja (ou amarelados) como o mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são ricos em betacaroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração, e também em vitamina B3, ácido clorogênico e Vitamina C, que ajudam a reforçar o nosso sistema imunológico.

 

branco_ok

Os alimentos de cor branca, como couve-flor, batata, arroz, cogumelo, cebola e banana são ótimas fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem na formação e na manutenção dos ossos. São também fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, além de ajudarem a reduzir o colesterol e prevenir a diabetes.

 

roxo_ok

Os alimentos de cor roxa, como uva, ameixa, figo, beterraba, repolho-roxo, jabuticaba, açaí, mirtilos e batata roxa, além de possuírem vitaminas C e do complexo B, são ricos em antioxidantes, que protegem nosso corpo contra infecções. São importantes para o bom funcionamento da circulação sanguínea, portanto importantes para controle de pressão e níveis de colesterol. Também combatem os radicais livres (retardam o envelhecimento) e até a obesidade.

 

verde_ok

Os alimentos de cor verde, como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão, o chuchu e as ervas contêm clorofila, ferro, potássio, ácido fólico, vitamina A e K. Essas substâncias desintoxicam as células, inibem a ação danosa dos radicais livres, auxiliam na defesa do organismo, previnem certos tipos de câncer e protegem o coração.

 

 

Fontes:

http://www.foodinsight.org/Eat_a_Rainbow_Functional_Foods_and_Their_Colorful_Components
http://www.pastoraldacrianca.org.br/pt/outrosassuntos/3278-alimentos-seus-nutrientes-e-cores
http://eatlocalgrown.com/locally-grown-food-articles.html

 

 

No Comments

Post A Comment