Você conhece esse símbolo?

Cremogema_Tradicional_500g

Você conhece esse símbolo?

T, de Transgênicos, também conhecidos como Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).

O Brasil, atualmente, tem a segunda maior produção de transgênicos do mundo. Em 2012, cerca de 89% da soja, 76% do milho e 50% do algodão plantados no nosso país eram geneticamente modificados.

A presença desse símbolo nas embalagens indica que o produto em questão tem mais de 1% de transgênicos na sua composição. Parece pouco, mas 1% é considerado o número limite “compatível com o interesse dos consumidores e com o desenvolvimento econômico e tecnológico do país” (de acordo com a União e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação – ABIA).

O problema é que muita gente não sabe o que ele significa e, infelizmente, muitos dos que sabem parecem não se importar.

0,,43020064,00

Esse símbolo é também um símbolo de polêmica.
De um lado, consumidores consicentes e organizações em defesa da saúde brigam pela obrigatoriedade do símbolo no rótulo e do direito do consumidor à informação.
De outro, as grandes empresas alimentícias entram com recursos pelo fim da obrigatoriedade, preocupadas com o impacto que terão em sua produção e vendas.

A briga já vem desde 2003, quando a lei sobre o símbolo no rótulo foi aprovada, mas ainda está longe de chegar ao fim. Existe um projeto de Lei para ser votado na Câmara dos Deputados, em Brasília, que propõe mudança nos critérios para indicação dos transgênicos em alimentos como salgadinhos, óleos vegetais e papinhas de bebê (!). (Matéria completa aqui)

Esses são alguns dos produtos que contém o símbolo:

produtos-transgenicos

maizena500g

produtos-trangenicos2

 

OGM-rotulados

montagem-trans

1904103_605662809487781_1333160245_n

image

chiclets_facebook-chiclets1

Quais os Problemas de se Consumir Transgênicos?

Outro ponto polêmico! Existem organizações que defendem que não se tem estudos suficientes comprovando os malefícios dos transgênicos e outras com ‘provas’ de que transgênicos fazem mal, sim, à nossa saúde!

De acordo com o ‘Institute for Responsible Technology’, os alimentos geneticamente modificados têm sido associados à reações tóxicas e alérgicas, animais doentes, estéreis e mortos, e danos em praticamente todos os órgãos dos animais estudados em laboratório.

Fato é que, em mais de 60 países ao redor do mundo, incluindo Austrália, Japão e todos os países da União Europeia, existem restrições significativas ou restrição total à produção e venda de OGMs.

Independente de que lado você está, você acha que vale a pena colocar em risco a saúde dos seus filhos?

 

Fontes e pesquisa:

http://www.livescience.com/40895-gmo-facts.html
http://reporterbrasil.org.br/2013/11/empresas-ainda-lutam-para-evitar-a-rotulagem-de-transgenicos-no-brasil/
http://observatorioambiental.com.br/2011/02/06/simbolo-dos-transgenicos/
http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/tag/transgenicos/
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI164863-15259,00.html
http://www.cfn.org.br/eficiente/repositorio/noticias/479.pdf
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=78856

No Comments

Post A Comment